Editorial: Você sabe o que é dano ao erário e acúmulo de cargos?

Esta é uma pergunta que geralmente muitos dos cidadãos se fazem. Pois bem, o Blog da Serra informa. Quando alguém tem um cargo público e recebe por este, deve cumprir com as incumbências que tal função exige. Vejamos um exemplo, um professor graduado recebe seu salário de acordo com a sua formação, quando ele coloca outra pessoa sem a mesma formação para ocupar seu lugar, está causando danos ao erário, ou seja, dinheiro público, haja vista que está recebendo para prestar um serviço e ele não está sendo cumprido.

E você sabe o que é acúmulo de cargos? Quando alguém ultrapassa a carga horária estipulada por lei, que para algumas profissões é de 40 horas e outras de 60 horas, Quando alguém, teoricamente, trabalha mais que isso, está causando danos ao erário e praticando uma forma de corrupção.

Qualquer cidadão pode denunciar esta prática ao ministério público, inclusive autoridades do local onde a pessoa trabalha, por exemplo, um presidente de conselho escolar que observe tal irregularidade.

As sanções? Entre elas a devolução do dinheiro ganhado ilicitamente e também até a perca do vínculo empregatício.

Dignidade e ética precisam ser colocadas em prática, e serão!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *